Portaria RFB nº 936/2020 e Instrução Normativa RFB nº 1.956/2020

pen-paper-close-up-1463021-640x480

Portaria RFB nº 936/2020 e Instrução Normativa RFB nº 1.956/2020

Na última sexta-feira (29/05), foi publicada a Portaria RFB nº 936/2020 prorrogando a suspensão dos prazos para prática de atos processuais, no âmbito da RFB, em virtude da pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Outra novidade trazida pela Portaria é o retorno do atendimento presencial nas unidades da RFB, porém com acesso restrito mediante agendamento prévio de senha via internet, situação que permanecerá em vigor até o final do semestre.

Além disso, permanecem suspensos outros procedimentos administrativos da RFB, tais como: (i) aviso de cobrança e intimação para pagamento de tributos em atraso; (ii) notificação de malha fina de pessoa física; (iii) exclusão de parcelamento por inadimplência; (iv) registro de pendência de CPF por ausência de declaração; e (v) registro de inaptidão de CNPJ por ausência de declaração.

Nessa toada, publicou-se na data de hoje (01/06), a Instrução Normativa RFB nº 1.956/2020, que permite a entrega de cópias de documentos sem que haja a necessidade de apresentação de sua via original, o que deve permanecer até o dia 30/06/2020, cabendo aos servidores da RFB, em caso de dúvida, checar a autenticidade dos documentos diretamente junto aos órgãos responsáveis pela sua expedição/cadastro.

Autores: Luis E. E. Ferreira e Ruy Fernando Cortes de Campos

Posts relacionados

Emanuelle De La Noce Fernandes

FORMAÇÃO
• Graduada em Direito pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
• Pós-Graduada “lato sensu” em Direito Processual Civil na Pontifícia Universidade Católica (PUC)

ATUAÇÃO
Advogada com formação em Direito Processual Civil e com larga experiência nas mais variadas disputas judiciais cíveis, ante a tribunais estaduais e federais de todo território nacional, bem como em tribunais superiores em Brasília. Plenamente capacitada à elaboração e negociação de contratos comerciais, civis e imobiliários das mais diversas naturezas. Atuação em processo de estruturação e reestruturações de sociedades.

Natália Rebouças Wolfenberg Winand

FORMAÇÃO
• Graduada em direito pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP);
• Pós-graduada “lato sensu” em Direito tributário na Fundação Getúlio Vargas (FGV)
• Pós-graduada em direito penal econômico na Fundação Getúlio Vargas
(FGV)

ATUAÇÃO
Advogada sênior com mais de 10 anos de formação e expertise em Direito Penal, com ênfase em Direito Penal Econômico. Com atuação em todas as fases processuais desde o inquérito policial até a fase executória e com alta aptidão para celebração de acordos de não persecução penal, bem como para a resolução de diversos outros temas ligados ao Direito Penal, em todo território nacional.

Ruy Fernando Cortes de Campos

FORMAÇÃO
• Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC);
• Pós-Graduado “lato sensu” em Direito Tributário na Pontifícia Universidade Católica (PUC);
• Especialista em Gestão de Operações Societárias e Planejamento Tributário pela Faculdade Brasileira de Tributação (FBT);
• MBA em Gestão Tributária pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis – (Fipecafi);
• Graduando em Ciências Contábeis pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis (Fipecafi)
• Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo

ATUAÇÃO
Advogado com sólida formação em Direito Tributário e experiência de 18 anos na área. Forte atuação no contencioso estratégico com alta efetividade na resolução de litígios fiscais perante os tribunais administrativos e judiciais. Ampla visão estratégica em temas de consultoria fiscal nacionais e internacionais, especialmente dos setores industrial, comercial, agronegócio, bebidas e prestação de serviços.