NOTÍCIAS

12 de abril de 2024

Imposto de Renda 2024: quem precisa de um contador para declarar?

Profissional especializado pode ajudar contribuinte a obter os melhores benefícios fiscais

Mas quando é realmente necessário contratar um profissional? Helena Campos, sócia do escritório Chalfin, Goldberg e Vainboim Advogados, indica que um especialista pode ser contratado sempre que o contribuinte permanecer com muitas dúvidas na forma de preencher a sua declaração, já que a apresentação de um valor errado ou mesmo alguma omissão pode levar o documento à malha fina – uma análise mais detalhada realizada pela Receita Federal para apurar inconsistências.

Campos recomenda ainda o auxílio de um contador nos casos em que é necessário declarar aplicações em renda variável. “Quando o contribuinte no decorrer do ano-calendário realiza operações mais complexas para o seu padrão, como investimentos na Bolsa de Valores, e tem dúvidas de como proceder, a ajuda de um profissional pode ser essencial para evitar quaisquer erros.”

Para quem possui investimentos no exterior, como contas bancárias, fundos, imóveis ou empresas, recorrer a um contador também é a opção mais aconselhada. O mesmo vale para situações de compra ou venda de bens, como imóveis e veículos, durante o ano fiscal.

De acordo com Marcio Miranda Maia, sócio do escritório Maia & Anjos Advogados, cidadãos que receberam herança e doações são outros contribuintes que devem procurar um profissional, caso não tenham certeza de como declarar os valores corretamente. “A ajuda do contador pode ser benéfica ainda se o contribuinte é empresário ou possui participação em empresas, seja como sócio ou acionista”, destaca.

Para quem deseja pagar menos imposto, o auxílio profissional também representa uma boa alternativa. Uma pessoa especializada na área possibilita que declaração esteja otimizada para obter os melhores benefícios fiscais com deduções legais, como despesas médicas, educação, previdência privada e pensão alimentícia, por exemplo.

De forma geral, os especialistas recomendam buscar a orientação de um contador sempre que a situação financeira e fiscal for de maior complexidade. Um profissional pode ajudar a maximizar os valores de restituição ou diminuir o imposto devido, além de evitar multas por erros na declaração.

Veja a matéria original aqui.